Quanto menos gordura na dieta, melhor?

Muitas pessoas acreditam que para emagrecer é necessário retirar o máximo de gorduras da dieta, mas isso não é verdade. Os lipídeos desempenham muitas funções importantes em nosso organismo, como o transporte de vitaminas lipossolúveis, na síntese de hormônios esteroides, constituem o maior estoque energético do corpo humano e também tem papel estrutural , como por exemplo os fosfolipídeos que são os principais constituintes das membranas celulares.

O que de fato fará uma pessoa engordar será o saldo calórico total da dieta e não somente as calorias advindas das gorduras. Da mesma forma, o que fará uma pessoa emagrecer é o déficit calórico e não a retirada total das gorduras da dieta.

Um dos motivos que levaram as pessoas a demonizar as gorduras é o fato de que 1g de gordura contém 9 calorias, enquanto 1g de carboidrato ou proteína contêm 4 calorias. Mas já vimos acima que tentar retirar por completo as gorduras da dieta não é uma boa opção.

Mas e agora, quanto de gordura posso comer sem acabar aumentando o percentual de gordura? Qual a quantidade recomendada?

De acordo com Kerksick et al. (2018), a ingestão de gorduras deve ficar entre 0,5-1,5g/kg/dia, algo em torno de 20-30% das calorias totais da dieta. Essa quantidade pode ser maior, como no caso de atletas com gasto energético muito elevado ou na dieta cetogênica por exemplo. As gorduras saturadas devem ser limitadas a 10% das calorias totais da dieta, isso por conta de seu papel na piora da resistência à insulina, piora do perfil lipídico e arteriosclerose.

Busque um nutricionista para organizar sua dieta e otimizar seus resultados.

 

Referências:

Kerksick et al. ISSN exercise & sports nutrition review update: research & recommendations. Journal of the International Society of Sports Nutrition.(2018).
Dudu Haluch, Nutrição no Fisiculturismo, 2018.

Últimos posts por Wyllian Oliveira (exibir todos)
0 0 votes
Article Rating
Tags:

Wyllian Oliveira

Educador Físico Graduando em Nutrição

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments