Posso tomar whey com leite?

Muitas pessoas se questionam se é correto misturar whey com o leite com  medo da mistura atrasar ou atrapalhar a absorção do whey, acarretando em menores ganhos de massa muscular.

O whey protein é a proteína do soro do leite, uma proteína de absorção rápida que representada aproximadamente 20% da composição do leite, enquanto os outros 80%  são compostos pela caseína (uma proteína de absorção lenta).

Acontece que ao ingerir o leite, juntamente com as proteínas, você  estará ingerindo carboidratos e gorduras que fazem parte da composição dele, ou só carboidratos caso você utilize o leite desnatado, mas isso não é um problema desde que a quantidade de leite esteja de acordo com os macronutrientes e calorias que você precisa ingerir ao longo do dia.

Pesquisas mostram que a ingestão de leite após o exercício tem o potencial de impactar beneficamente a recuperação aguda e a adaptação ao treinamento crônico. O leite aumenta a síntese das proteínas musculares pós-exercício, pode contribuir para a ressíntese de glicogênio e atenua perda de função/dor muscular pós-exercício.

Misturar whey com leite não atrapalha seus ganhos e pode inclusive até melhorar eles. O whey protein é melhor que a caseína para promover síntese proteica muscular, mas a caseína é uma proteína mais anticatabólica, com grande potencial de reduzir a degradação de proteínas.

Esta mistura não é somente válida para o pós-treino, mas para qualquer horário do dia. Pode ser parte de uma refeição com frutas e cereais por exemplo.

Enfim, whey com leite é uma combinação muito saborosa que pode te ajudar no ganho e manutenção da massa muscular. Procure bons profissionais para ajudá-lo a alcançar seus objetivos!

Referências:

James L. J. et al. Cow’s milk as a post-exercise recovery drink: implications for performance and health. European Journal of Sport Science, 2018.

Haluch, D. Nutrição no fisiculturismo, 2018

Wyllian Oliveira
Últimos posts por Wyllian Oliveira (exibir todos)
0 0 votes
Article Rating

Wyllian Oliveira

Educador Físico Graduando em Nutrição

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments