
Muitas pessoas se questionam se é correto misturar whey com o leite com medo da mistura atrasar ou atrapalhar a absorção do whey, acarretando em menores ganhos de massa muscular.
O whey protein é a proteína do soro do leite, uma proteína de absorção rápida que representada aproximadamente 20% da composição do leite, enquanto os outros 80% são compostos pela caseína (uma proteína de absorção lenta).
Acontece que ao ingerir o leite, juntamente com as proteínas, você estará ingerindo carboidratos e gorduras que fazem parte da composição dele, ou só carboidratos caso você utilize o leite desnatado, mas isso não é um problema desde que a quantidade de leite esteja de acordo com os macronutrientes e calorias que você precisa ingerir ao longo do dia.
Pesquisas mostram que a ingestão de leite após o exercício tem o potencial de impactar beneficamente a recuperação aguda e a adaptação ao treinamento crônico. O leite aumenta a síntese das proteínas musculares pós-exercício, pode contribuir para a ressíntese de glicogênio e atenua perda de função/dor muscular pós-exercício.
Misturar whey com leite não atrapalha seus ganhos e pode inclusive até melhorar eles. O whey protein é melhor que a caseína para promover síntese proteica muscular, mas a caseína é uma proteína mais anticatabólica, com grande potencial de reduzir a degradação de proteínas.
Esta mistura não é somente válida para o pós-treino, mas para qualquer horário do dia. Pode ser parte de uma refeição com frutas e cereais por exemplo.
Enfim, whey com leite é uma combinação muito saborosa que pode te ajudar no ganho e manutenção da massa muscular. Procure bons profissionais para ajudá-lo a alcançar seus objetivos!
Referências:
James L. J. et al. Cow’s milk as a post-exercise recovery drink: implications for performance and health. European Journal of Sport Science, 2018.
Haluch, D. Nutrição no fisiculturismo, 2018
- Dieta Cetogênica - 26 de julho, 2022
- O efeito diurético da água - 12 de julho, 2022
- Creatina causa queda de cabelo? - 5 de julho, 2022