Ômega 3

Uma suplementação interessante para quem não costuma ingerir peixes frequentemente é a suplementação de ômega 3.

O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado encontrado principalmente em peixes de água fria (salmão, sardinha) na forma de ácido docosaexaenoico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA). Ele também é encontrado em vegetais (chia, linhaça), principalmente na forma de ácido-linolênico. Como o ômega 3 é um ácido graxo essencial , ele não é sintetizado pelo nosso organismo, precisando então ser  ingerido através da dieta ou suplementação.

Mas qual a sua importância para nosso organismo?

Alguns estudos mostram que a suplementação de ômega 3 reduz a pressão arterial, triglicerídeos, frequência cardíaca, além de possuir efeito anti-inflamatório e poder melhorar a sensibilidade à insulina. Estudos ainda mostram o ômega 3 poderia reduzir arritmia e morte súbita em indivíduos com doenças cardiovasculares.

As cápsulas de ômega 3 normalmente são consumidas juntamente com uma refeição, como o almoço. Em relação às dosagens recomendadas, elas ficam entre 2.000mg a 5.000mg ao dia.

Procure um nutricionista para organizar a melhor dosagem para você.

Referências:

Haluch, Dudu. Nutrição no Fisiculturismo, 2018.

Shahidi F, Ambigaipalan P. Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Their Health Benefits. Annu Rev Food Sci Technol. 2018

Wyllian Oliveira
Latest posts by Wyllian Oliveira (see all)
0 0 vote
Article Rating

Wyllian Oliveira

Educador Físico Graduando em Nutrição

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments