Motivos para aumentar o consumo de proteínas em uma dieta para emagrecer

  • Home
  • NUTRIÇÃO
  • Motivos para aumentar o consumo de proteínas em uma dieta para emagrecer

Ingerir uma quantidade adequada de proteínas ao longo do dia é essencial para saúde e desempenho. Abaixo, citamos alguns motivos para aumentar o consumo proteico durante uma dieta para emagrecimento.

– Aumento da saciedade

– Atenua a perda/possibilita o ganho de massa muscular

– Aumento da termogênese induzida pela dieta

– Aumento da saciedade: proteínas são os macronutrientes que promovem maior aumento da saciedade, o que é de grande importância em dietas com déficit calórico, onde o aumento da secreção de grelina e de peptídeos orexígenos e redução da secreção de leptina e peptídeos anorexígenos acarreta no aumento da fome.

– Atenua a perda/possibilita o ganho de massa muscular: durante uma dieta para emagrecimento ocorre um aumento da utilização de proteínas musculares para síntese de glicose. O aumento do consumo de proteínas (2,3 – 3,1g/kg) atenua esse catabolismo, preservando a massa muscular do indivíduo. Mesmo em dietas voltadas ao emagrecimento, é possível o ganho de massa muscular, desde que o déficit calórico não seja muito elevado, a dieta esteja bem planejada e o indivíduo pratique algum exercício de força, como a musculação.

– Aumento da termogênese induzida pela dieta: o gasto energético que o corpo tem para digestão, absorção e utilização dos nutrientes é chamado de Termogênese induzida pela dieta (TID). Os fatores principais da TID são a energia total e a quantidade de proteínas da dieta. As proteínas possuem efeito térmico de aproximadamente 20-30%, sendo os macronutrientes com maior efeito térmico.

Wyllian Oliveira
0 0 vote
Article Rating

Wyllian Oliveira

Educador Físico Graduando em Nutrição

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments