
Ingerir uma quantidade adequada de proteínas ao longo do dia é essencial para saúde e desempenho. Abaixo, citamos alguns motivos para aumentar o consumo proteico durante uma dieta para emagrecimento.
– Aumento da saciedade
– Atenua a perda/possibilita o ganho de massa muscular
– Aumento da termogênese induzida pela dieta
– Aumento da saciedade: proteínas são os macronutrientes que promovem maior aumento da saciedade, o que é de grande importância em dietas com déficit calórico, onde o aumento da secreção de grelina e de peptídeos orexígenos e redução da secreção de leptina e peptídeos anorexígenos acarreta no aumento da fome.
– Atenua a perda/possibilita o ganho de massa muscular: durante uma dieta para emagrecimento ocorre um aumento da utilização de proteínas musculares para síntese de glicose. O aumento do consumo de proteínas (2,3 – 3,1g/kg) atenua esse catabolismo, preservando a massa muscular do indivíduo. Mesmo em dietas voltadas ao emagrecimento, é possível o ganho de massa muscular, desde que o déficit calórico não seja muito elevado, a dieta esteja bem planejada e o indivíduo pratique algum exercício de força, como a musculação.
– Aumento da termogênese induzida pela dieta: o gasto energético que o corpo tem para digestão, absorção e utilização dos nutrientes é chamado de Termogênese induzida pela dieta (TID). Os fatores principais da TID são a energia total e a quantidade de proteínas da dieta. As proteínas possuem efeito térmico de aproximadamente 20-30%, sendo os macronutrientes com maior efeito térmico.
- Dieta Cetogênica - 26 de julho, 2022
- O efeito diurético da água - 12 de julho, 2022
- Creatina causa queda de cabelo? - 5 de julho, 2022