Creatina causa queda de cabelo?

Algumas pessoas afirmam que a creatina aumenta as chances de queda de cabelo.  Esse pensamento vem do estudo de Merwe e colaboradores (2009), no qual encontrou um aumento significativo nos níveis de DHT (dihidrotestosterona) nos participantes que suplementaram creatina.

O DHT é formado quando a enzima 5 alpha-redutase converte a testosterona livre em DHT. Nos homens, o DHT pode se ligar a receptores androgênicos nos folículos pilosos suscetíveis e levá-los a encolher, levando à perda de cabelo.

Falando um pouco mais sobre o estudo, ele avaliou 16 homens jogadores de rugby com idade universitária. Os participantes do grupo controle utilizaram 25g de creatina/dia por 7 dias e depois mantiveram o uso de 5g/dia por 14 dias. O estudo não encontrou diferenças nos níveis de testosterona total nos homens que completaram o estudo. A testosterona livre (que é convertida em DHT) não foi mensurada.

No estudo, mesmo com o aumento do DHT, os níveis de DHT e a razão DHT-testosterona permaneceram dentro dos limites clínicos normais.

Além do mais, os resultados encontrados por Merwe não foram replicados por nenhum estudo posterior, o que nos leva a crer que os dados encontrados foram devido à erros na metodologia do estudo.

No estudo, os níveis de DHT estavam 23% menores no grupo controle antes da suplementação quando comparado ao grupo placebo. Assim, o pequeno aumento DHT no grupo creatina em combinação com uma pequena diminuição do DHT no grupo placebo DHT explica o aumento “estatisticamente significativo” no DHT observado no estudo. Outros estudos com suplementação de creatina que avaliaram testosterona não encontraram aumentos significantes.

Resumindo, o atual corpo de evidências não indica que a suplementação de creatina aumenta a testosterona total, testosterona livre, DHT ou cause queda de cabelo/calvície.

 

Referências:

Antonio, J., Candow, D.G., Forbes, S.C. et al. Common questions and misconceptions about creatine supplementation: what does the scientific evidence really show?. J Int Soc Sports Nutr 18, 13 (2021). https://doi.org/10.1186/s12970-021-00412-w

van der Merwe J, Brooks NE, Myburgh KH. Three weeks of creatine monohydrate supplementation affects dihydrotestosterone to testosterone ratio in college-aged rugby players. Clin. J. Sport Med. 2009;19:399–404

Wyllian Oliveira
Últimos posts por Wyllian Oliveira (exibir todos)
5 1 vote
Article Rating

Wyllian Oliveira

Educador Físico Graduando em Nutrição

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments