Você não precisa fazer exercícios em jejum para perder mais gordura

  • Home
  • CORPO
  • Você não precisa fazer exercícios em jejum para perder mais gordura

É muito propagado no meio fitness que o exercício em jejum seria mais eficaz para perda de gordura do que o exercício em estado alimentado, mas será mesmo?

Durante o jejum, os níveis baixos de insulina e níveis elevados de glucagon, GH, adrenalina (principalmente durante o exercício) e cortisol, realmente potencializam a lipólise (quebra do triacilglicerol em ácidos graxos e glicerol)  e a oxidação de ácidos graxos. Porém, essa maior mobilização de ácidos graxos durante o jejum será compensada no estado alimentado, com a elevação dos níveis de glicose e insulina (isso não significa que a insulina impeça o emagrecimento), promovendo aumento da lipogênese, redução da lipólise e redução da oxidação de ácidos graxos.

Estudos mostram que o exercício em jejum não é superior ao exercício em estado alimentado para perda de peso. O que realmente irá fazer com que você emagreça será o déficit calórico (maior gasto do que consumo energético) mantido por médio-longo prazo.

Isso não significa que realizar exercícios em jejum seja uma estratégia ruim. Muitas pessoas não sentem fome ao acordar e é esse o horário que elas têm disponibilidade para treinar. Essas pessoas podem utilizar o jejum como estratégia, principalmente se ele facilita a adesão delas ao treino e à dieta. Só não pode pensar que treinar em jejum será mais eficaz para perda de gordura que treinar após uma refeição, isso não vai acontecer se o indivíduo consumir a mesma quantidade de calorias e macronutrientes durante o dia e se os treinos tiverem o mesmo gasto energético.

Procure bons profissionais para orientá-lo e potencializar seus resultados.

Referências:

Dudu Haluch. Nutrição no fisiculturismo. 2018.

Schoenfeld, B.J., Aragon, A.A., Wilborn, C.D. et al. Body composition changes associated with fasted versus non-fasted aerobic exercise. J Int Soc Sports Nutr 11, 54 (2014).

Últimos posts por Wyllian Oliveira (exibir todos)
0 0 votes
Article Rating

Wyllian Oliveira

Educador Físico Graduando em Nutrição

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments