Qual a importância do consumo de frutas e vegetais?

No mundo todo é propagado que o consumo de frutas e vegetais faz bem para saúde, mas você realmente sabe quais benefícios desse consumo?

As frutas e os vegetais incluem um grupo diversificado de alimentos que variam muito no conteúdo energético e de nutrientes. Frutas e vegetais fornecem vitaminas e minerais que são muito importantes para o funcionamento do organismo e também são fontes de fitoquímicos que atuam como antioxidantes, anti-inflamatórios, além de atuarem por outros mecanismo de proteção.

As frutas e os vegetais também são fontes de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e que estão associadas à menor incidência de obesidade, doenças cardiovasculares e de outras doenças crônicas.

Outro ponto importante, principalmente para pessoas que buscam emagrecer, é que o consumo de vegetais auxilia na saciedade. A maioria dos vegetais possui baixo teor calórico, o que possibilita a ingestão de uma grande quantidade do alimento sem ter uma grande ingestão de calorias e com o estômago cheio de vegetais, não sobra muito espaço para outros alimentos mais calóricos.

A frutose faz mal ao organismo?

A frutose presente nas frutas não é um problema. O metabolismo da frutose é similar ao da glicose e as duas podem ser utilizadas para formar glicose, glicogênio ou triacilglicerois, mas o que vai determinar o destino desses intermediários é o estado energético e nutricional do indivíduo. Se o indivíduo estiver em uma dieta com déficit calórico ele irá emagrecer, mesmo comendo diversas frutas ao dia.

Enfim, o consumo de frutas e vegetais traz diversos benefícios à saúde, além de adicionar sabor à dieta e deve ser sempre incentivado pelos profissionais da saúde.

Referências:

Boeing H, Bechthold A, Bub A, et al. Critical review: vegetables and fruit in the prevention of chronic diseases. Eur J Nutr. 2012;51(6):637-663. doi:10.1007/s00394-012-0380-y

Slavin, Joanne L, and Beate Lloyd. “Health benefits of fruits and vegetables.” Advances in nutrition (Bethesda, Md.) vol. 3,4 506-16. 1 Jul. 2012, doi:10.3945/an.112.002154

Últimos posts por Wyllian Oliveira (exibir todos)
0 0 votes
Article Rating

Wyllian Oliveira

Educador Físico Graduando em Nutrição

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments