Posso consumir gorduras pós-exercício?

Muitas pessoas acreditam que o consumo de gorduras após o treino, principalmente associado a carboidratos irá potencializar o acúmulo de gordura. ⁣

A síntese de gorduras (lipogênese) em nosso organismo acontece principalmente no fígado e no tecido adiposo e a insulina é o principal hormônio responsável por ela, porém o ganho de gordura vai depender do superávit calórico da dieta e da sensibilidade à insulina do indivíduo. ⁣

Associado ao treinamento, o superávit calórico vai favorecer a síntese de proteínas contráteis no músculo (hipertrofia muscular), além de que o exercício físico também melhora a sensibilidade à insulina. Consumir gorduras após o exercício também pode ser muito interessante para indivíduos que buscam aumentar o volume muscular e tem dificuldade em ganhar peso. ⁣

Vale lembrar que os lipídeos desempenham muitas funções importantes em nosso organismo, como o transporte de vitaminas lipossolúveis, síntese de hormônios esteroides, constituem o maior estoque energético do corpo humano e também tem papel estrutural , como por exemplo os fosfolipídeos que são os principais constituintes das membranas celulares.⁣

De acordo com Kerksick et al. (2018), a ingestão de gorduras deve ficar entre 0,5-1,5g/kg/dia, algo em torno de 20-30% das calorias totais da dieta. Essa quantidade pode ser maior, como no caso de atletas com gasto energético muito elevado ou como na dieta cetogênica por exemplo. As gorduras saturadas devem ser limitadas a aproximadamente 10% das calorias totais da dieta, isso por conta de seu papel na piora da resistência à insulina, piora do perfil lipídico e arteriosclerose.⁣

Concluindo, não será o consumo de gordura pós-exercício, seja o associado a outros macronutrientes ou isolado que vai determinar o acúmulo de gordura e sim o consumo total de calorias advindas de todos os macronutrientes da dieta. ⁣

Referências:

Kerksick et al. ISSN exercise & sports nutrition review update: research & recommendations. Journal of the International Society of Sports Nutrition.(2018).

Haluch, Dudu. Nutrição no Fisiculturismo, 2018.

Wyllian Oliveira
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Wyllian Oliveira

Educador Físico Graduando em Nutrição

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