Celulite, o que é e como eliminar?

A Lipodistrofia ginoide (LDG), conhecida popularmente como celulite afeta até 90% das mulheres praticamente em todas as fases da vida, começando na puberdade, mas sendo mais evidente em mulheres acima de 30 anos, com sobrepeso, mas também em mulheres magras.

A LDG é uma condição complexa e multifatorial que pode ser o resultado de alterações estruturais, bioquímicas, metabólicas, inflamatórias e morfológicas. Ela promove formação de redes complexas de tecido fibroso subcutâneo, aumento de gordura subcutânea, que leva à redução do fluxo sanguíneo e da drenagem linfática. Sendo assim, ela causa protrusões e depressões da pele, deixando a pele com aspecto “ondulado”. Ela ocorre principalmente nas nádegas, membros inferiores, região pélvica e abdômen.

A principal razão que leva milhares de mulheres a procurar tratamento para LDG é sua aparência estética. Ela afeta a autoestima da mulher e, consequentemente, à percepção do bem-estar e à aceitação social.

Muitos são os tratamentos vendidos em clínicas para a melhora/eliminação da celulite e maior ainda é o marketing em cima deles, porém, muitos desses tratamentos não têm respaldo científico.

Uma recomendação simples e efetiva é mudar o estilo de vida, cuidar da alimentação, se manter hidratado (a) e fazer exercícios regularmente, com o objetivo de controlar o peso corporal e reduzir a celulite.

Não gaste em cremes e tratamentos milagrosos, essas coisas não funcionam! Foque em mudar seus hábitos, que além da melhora estética, você ainda melhora muito a sua saúde, em diversos aspectos!

Referências:

ATAMOROS F. M. P. et al. Evidence-based treatment for gynoid lipodystrophy: A review of the recent literature. J Cosmet Dermatol. 2018.

Últimos posts por Wyllian Oliveira (exibir todos)
5 1 vote
Article Rating

Wyllian Oliveira

Educador Físico Graduando em Nutrição

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments