Beta-alanina e desempenho

A beta-alanina (BA) é um aminoácido que em combinação com o aminoácido histidina sintetiza o dipeptídeo carnosina.  No músculo esquelético a carnosina está presente principalmente nas fibras do tipo II, de contração rápida, que são mais solicitadas nos exercícios de alta intensidade. A carnosina tem uma importante função de tamponamento, mas ao ser suplementada é rapidamente degradada assim que entra na corrente sanguínea. Por isso a BA é utilizada para aumentar os estoques de carnosina intramuscular. A BA é o substrato limitante que mais influencia na síntese de carnosina. A suplementação de BA (4 A 6g/dia) é capaz de aumentar os níveis de carnosina intramuscular em até 60%.

Em relação à sua eficácia, a suplementação de BA tem mostrado aumento na performance em atividades de alta intensidade com duração entre 60-240 segundos. Estudos mostram que a melhora da performance com o uso da beta alanina ocorre com o uso crônico, com a melhora do desempenho notada após aproximadamente 4 semanas, mas com 10 semanas de uso a performance foi melhor.

Muitas pessoas sentem uma sensação de coceira/formigamento em diversas partes do corpo com o uso da BA. Essa parestesia não provoca nenhum efeito deletério à saúde e acontece pela ativação dos receptores MrgprD, um receptor acoplado a proteína G expresso por uma subpopulação de neurônios sensoriais primários. A parestesia normalmente acontece com o uso de doses acima de 1.6g. Como a BA tem efeito crônico, caso não queira sentir esse efeito colateral, podem-se dividir as doses durante o dia, com intervalo mínimo de 3 horas, porém, a grande maioria dos usuários de BA gostam desse efeito e acaba até promovendo um efeito placebo.

Referências:

C. A. Hill. et al. Influence of b-alanine supplementation on skeletal muscle carnosine concentrations and high intensity cycling capacity, 2007.HALUCH, D. Nutrição no fisiculturismo, 2018.

LANCHA JUNIOR A. H. et al. Nutritional Strategies to Modulate Intracellular and Extracellular Buffering Capacity During High-Intensity Exercise. Sports Med. 2015.

Dudu Haluch, Nutrição no fisiculturismo, 2018..

Últimos posts por Wyllian Oliveira (exibir todos)
0 0 votes
Article Rating

Wyllian Oliveira

Educador Físico Graduando em Nutrição

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments