Agachamento livre VS Smith machine. Qual promove maior ativação muscular?

  • Home
  • TREINO
  • Agachamento livre VS Smith machine. Qual promove maior ativação muscular?

O agachamento é um dos principais exercícios do treinamento com pesos. É um exercício muito realizado por aqueles que buscam aumentar o volume dos membros inferiores.

Duas variações do agachamento muito utilizadas são o agachamento livre e o agachamento realizado no smith machine, mas qual promoveria maior ativação muscular dos músculos envolvidos?

O estudo de SCHWANBECK e colaboradores 2009 analisou a atividade eletromiográfica (EMG) de alguns músculos da perna (tibial anterior, gastrocnêmio, vasto medial, vasto lateral e bíceps femoral) e também de músculos estabilizadores do tronco (eretor e reto abdominal), para comparar qual dos exercícios promoveria maior EMG.

Seis participantes (três homens e três mulheres) com experiência em treinamento com pesos realizaram oito repetições máximas em cada exercício.

Os resultados mostraram maior EMG do gastrocnêmio, bíceps femoral e vasto medial durante o agachamento livre. Apesar da EMG dos demais músculos não apresentar diferença significativa, na média da EMG sobre todos os grupos musculares, o agachamento livre induziu uma EMG 43% maior em comparação com o agachamento smith.

Esse é um estudo limitado pela quantidade baixa de participantes. Alguns grupos musculares avaliados agem como estabilizadores durante o agachamento e como o agachamento livre é mais instável, a atividade deles realmente é maior.

Os dois exercícios são excelentes e precisamos de mais estudos para uma melhor compreensão de qual promoveria maior atividade para determinado músculo.Para saber qual o melhor exercício para você, procure um profissional de Educação Física.

Referências:

Schwanbeck S, Chilibeck PD, Binsted G. A comparison of free weight squat to Smith machine squat using electromyography. J Strength Cond Res. 2009 Dec;23(9):2588-91. doi: 10.1519/JSC.0b013e3181b1b181. PMID: 19855308.

Últimos posts por Wyllian Oliveira (exibir todos)
0 0 votes
Article Rating

Wyllian Oliveira

Educador Físico Graduando em Nutrição

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments