Refeição Livre

Refeição livre

O que é considerado Refeição Livre?

No meio fitness, o termo “refeição livre” se refere a uma refeição planejada fora da dieta habitual, onde a pessoa pode consumir alimentos mais calóricos, geralmente ricos em carboidratos, gorduras (especialmente saturadas e trans) e sódio, como por exemplo: sushi, pizza ou hambúrguer.

Normalmente, a refeição livre é realizada nos finais de semana, quando o convívio social favorece o consumo de alimentos hiperpalatáveis e bebidas alcoólicas.

WiseBar Barra de Proteina WiseHealth


Estratégias para o dia da Refeição Livre  

No dia da refeição livre, algumas pessoas optam por retirar uma ou duas refeições da dieta regular para equilibrar o consumo calórico total.

Outra estratégia de compensação é realizar a refeição livre no dia de treino de um grupo muscular que demanda mais energia, como membros inferiores, por exemplo. O indivíduo também pode compensar aumentando o tempo de exercício aeróbio no dia da refeição livre.

É importante lembrar que a refeição livre não significa passar o dia todo comendo fora da dieta, apenas irá realizar uma refeição diferente de seu planejamento habitual.

 

EXEMPLOS

1 – No sábado, Diego irá fazer sua refeição livre. Nessa refeição, ele está liberado para consumir o que quiser, mas sem exageros. Diego faz seis refeições em sua dieta atual, porém, no dia da refeição livre, ele irá retirar as duas últimas refeições da dieta e irá comer pizza com seus amigos.

2 – Nicole faz quatro refeições em sua dieta atual. Ela encaixou sua refeição livre para o sábado e irá treinar pernas nesse dia. Além de treinar um grupo muscular que demanda mais energia, Nicole irá deixar de fazer sua janta habitual e sairá para comer sushi com suas amigas.

 

Vale a pena fazer refeição livre?

A refeição livre não é uma regra obrigatória na dieta. Indivíduos que não sentem a necessidade podem ficar sem realizar a mesma. Porém, segundo Ribeiro (2020) que chama a refeição livre de desvio hedônico planejado, inserir pequenos desvios planejados, satisfazendo impulsos ao invés de inibi-los, pode facilitar um processo de longo prazo, como é o caso do emagrecimento.

Quando o desvio hedônico é feito de forma planejada, como na refeição livre, a pessoa evita a percepção negativa de ter “furado a dieta”. Isso previne sentimentos de frustração ou incapacidade, emoções que podem aumentar as chances de desistência e afastar o indivíduo de seus objetivos.

 

Mais restrição, mais vontade de comer…

Quanto mais um alimento é restrito na dieta, maior é o desejo por ele, o que pode levar ao descontrole e ao rompimento da dieta. Saber que, em um determinado momento, será possível comer algo desejado, como uma pizza, ajuda a manter o foco na dieta até a chegada desse dia. Isso melhora a relação do indivíduo com a alimentação e facilita o alcance dos objetivos.

Portanto, quando bem planejada, a refeição livre pode aumentar a adesão à dieta, tornando o processo mais prazeroso e eficaz.

 

REFERÊNCIAS

RIBEIRO L. Nutrição e Comportamento: o olhar das neurociências sobre o comportamento alimentar. 2. ed. Taubaté, SP: Ed. do autor, 2020.

HALUCH D. Nutrição no Fisiculturismo: (dieta, metabolismo e fisiologia). 1. ed. Florianópolis, SC. Ed. Letras Contemporâneas, 2018.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
CREATINA WiseHealth 500g
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários