
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo que apresente idade igual ou superior a 60 anos. Juntamente com o envelhecimento ocorrem algumas adaptações negativas no organismo, que podem levar o indivíduo ao sedentarismo e à aquisição de algumas doenças.
O treinamento de força exerce um importante papel no envelhecimento, prevenindo e reduzindo seus efeitos negativos nos sistemas fisiológicos. Segue ao lado alguns benefícios do treinamento de força no organismo.
Melhora na saúde cardiovascular: o treinamento de força reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial de repouso, além de aumentar o volume de ejeção e promover melhora da contratilidade cardíaca, o que melhora o funcionamento do sistema vascular.
Melhora no sistema musculoesquelético: melhora da densidade mineral óssea, aumento dos níveis de força, potência e massa muscular.
Obesidade: Associado a um plano alimentar e a exercícios cardiorrespiratórios, o treinamento de força auxilia no aumento do gasto energético, melhora da sensibilidade à insulina, maior oxidação de gorduras e controle do peso.
Dor articular: o treinamento de força traz benefícios aos idosos com osteoartrite por melhorar a força, a funcionalidade e a redução da dor, sendo uma importante opção terapêutica para essa população.
Capacidade funcional: a capacidade funcional é a capacidade de executar atividades físicas diárias normais com segurança, de forma independente e sem fadiga. Algumas semanas de treinamento de força melhoram a capacidade de se levantar da cadeira, a agilidade de andar e mudar de direção e a tolerância à caminhada.
Bem estar psicológico: o treinamento de força em longo prazo reduz sintomas de ansiedade, depressão e promove melhora do humor. Parece que o treinamento com maior intensidade (aprox. 80% de 1RM) apresenta melhores respostas nesse contexto.
Referências:
Treinamento Para Grupos Especiais. Guia de prescrição baseado em evidências. Ingrid Dias e colaboradores, 2020.
- Benefícios do treinamento de força em idosos - 27 de setembro, 2022
- Frequência de treino e hipertrofia - 27 de setembro, 2022
- Só quero perder gordura da barriga, é possível? - 6 de setembro, 2022